Economia Circular
O que é economia circular?
Economia circular é aquela que leva em consideração a continuidade em ciclos dos processos de produção. Ou, de maneira mais direta, aquela que atribui valor ao que anteriormente era considerado resíduo, aproveitando-o no processo novamente ou mesmo criando novos ciclos que terão valor agregado suficiente para compensar justamente essa sua nova vida.
A característica linear deste tipo de sistema de produção industrial pressupõe a existência de fontes inesgotáveis de recursos materiais e meios insaturáveis para recepção dos resíduos gerados. A ineficiência dos processos de transformação e a ausência de reciclagem de subprodutos impõem pressões insustentáveis sobre o meio ambiente natural.
A consciência de vida em um sistema com recursos limitados e, portanto, findáveis, leva à procura de processos mais eficientes, à reciclagem dos subprodutos da produção e do consumo e ao tratamento dos resíduos e efluentes. Embora em níveis mais controlados, a geração de resíduos e a poluição dissipativa continuarão existindo. A reciclagem total (ausência de resíduos) é uma impossibilidade física.
Fonte: Poli-USP
Fonte: https://terracoeconomico.com.br/economia-circular-por-que-importa-e-onde-nos-levara/