Organizações Biomiméticas

Marcos de Benedicto (Bene)
3 min readDec 28, 2022

--

Conhecer o coportamento humano sempre é essencial para qualquer grupo, seja ele uma organização, ou simplesmente um grupo aleatório. Neste texto Fausto Tazzi se aprofunda na relação de organizações e da Natureza, e que temos como base a pessoa, o ambiente, a sociedade e os efeitos inconscientes que nos levam ao caminho natural da escala de evolução.

— — —

Todos os principais desafios da organização ou da empresa devem ser retrabalhados e tratados em termos funcionais, depois explorados de forma criativa, pesquisando como funções semelhantes são realizadas efetivamente na natureza.

Hierarquias, equipes de trabalho e cargos individuais devem ser planejados como elementos intimamente interligados que maximizam a eficácia da organização.

Os recursos mais importantes devem ser alocados em locais-chave, para serem usados com mais eficiência; os melhores talentos devem ser utilizados para promover o desenvolvimento das pessoas e do desempenho, não para alcançar resultados imediatos com o esgotamento das melhores energias.

Nos primeiros passos de uma reorganização, a solução ideal e o recurso necessário podem ainda não estar disponíveis. Nesse caso, é eficaz focar nas etapas preparatórias que permitirão posteriormente a passagem para o nível superior.

É necessário ser capaz de observar a velha organização sob uma nova perspectiva para entender onde existem recursos inexplorados. Uma vez identificados os recursos supérfluos, não utilizados ou subutilizados, estes devem ser reintegrados como oportunidades, com um pouco de reengenharia para encontrar as peças que podem ser transformadas de desperdício em valor.

Uma vez planejadas as células-base da nova organização, trata-se de espalhar a visão para todo o sistema, conectando-se com novos métodos de comunicação, agregando recursos e facilitando o fluxo de informações.

A sinergia entre as funções pode ser pesquisada através da análise dos recursos e compromissos de cada uma, definindo para cada unidade organizacional como aproveitar a oportunidade de se tornar um provedor de resposta líquida em vez de consumidor.

A organização e interligações devem ser pensadas para se manterem sempre adaptáveis às especificidades e contingências do mercado, para aproveitar todas as oportunidades em constante mudança.

É necessário abrir-se a sinergias externas, reavaliando as abordagens convencionais aos recursos, explorando oportunidades de alugar serviços em vez de comprar produtos. Na natureza, a simbiose costuma ser extremamente eficaz; o competidor mais feroz pode rapidamente se tornar o melhor aliado.

Concluído o primeiro ciclo de reorganização, as próprias mudanças terão gerado novas e novas oportunidades; é preciso continuar explorando em busca de novos e ainda mais radicais aumentos de eficácia e eficiência.

O ensino da natureza é simples: precisamos de pesquisa constante, avanço permanente para melhores combinações. Algum progresso acontece em um tempo relativamente curto e pode parecer uma revolução. Outras vezes, as mudanças incrementais são menores e mais lentas, mas o conceito subjacente é o mesmo; o processo de migração em uma organização biomimética não avançará em saltos, mas sim direciona suavemente sua errância como seiva de árvore, para chegar natural e fluidamente às suas conquistas.

Fonte: Organizações Biomiméticas - Tazzi, Fausto — 1992

--

--

Marcos de Benedicto (Bene)

Life Long Learning, Responsible Technologies and Sustainability